PS apela ao Governo Regional para rápido pagamento de apoios em falta aos Taxistas

O Partido Socialista apelou, através do deputado Francisco César, ao “rápido pagamento de apoios em falta aos taxistas, concedidos como compensação pela perda de rendimentos derivada à COVID-19”.

Francisco César falava à margem de uma reunião entre uma delegação de deputados socialistas e a Associação de Táxis de Ponta Delgada.

Segundo frisou o deputado do PS, “em falta estarão, de acordo com números avançados pela Associação de Táxis de São Miguel, pagamentos na ordem dos mil euros a cerca de 200 pessoas que fazem dos transportes em táxi a sua atividade principal”, pessoas “que passaram muito tempo a ganhar cinco, 10 euros por dia ou mesmo nada”.

Realçando que o PS “tem tido uma preocupação com as atividades económicas que têm vindo a ser afetadas pela crise”, Francisco César lembrou que “o setor dos táxis tem sido das atividades mais afetadas”, com “alturas de paralisação total”.

O deputado socialista lembrou, em contraponto, a “eficácia das medidas criadas pelo Governo Regional anterior”, sublinhando que “o facto de o Orçamento ter sido aprovado tardiamente não é desculpa, porque toda a regulamentação já poderia estar feita, todo o processo de candidaturas já poderia estar feito e, quando o Orçamento entrasse em vigor, o Governo Regional estaria plenamente capacitado para pagar estes apoios”.

Francisco César lembrou que “esta medida foi aprovada por unanimidade no Parlamento Açoriano”, lamentado que este Governo “apenas cumpra os seus compromissos quando é pressionado pelos setores afetados ou pela oposição”.

AA/PS