PSP assinala Dia Europeu da Internet Mais Segura

Assinala-se a 9 de fevereiro o Dia Europeu da Internet Mais Segura, que procura contribuir para a consolidação de uma internet mais segura e menos vulnerável à criminalidade virtual.

Desde 2015 que a PSP, em parceria com a Altice Portugal, dinamiza o Programa “Comunicar em Segurança”, com o objetivo de alertar e sensibilizar jovens, pais/encarregados de educação e professores para a utilização segura e responsável da internet (redes sociais, app’s, etc).

Os jovens, por muitos motivos, constituem um grupo especialmente vulnerável à vitimização por crimes concretizados por intermédio da internet, o que nos leva a valorizar (ainda mais) a monitorização parental.

De entre os vários conteúdos disponíveis em www.comunicaremseguranca.sapo.pt, no presente ano e contexto, a Polícia de Segurança Pública (PSP) destaca a especial atenção a dedicar ao cyberbullying; disseminação de informação falsa, adulterada, dúbia ou enganadora/fake news; burlas informáticas no contexto de transações eletrónicas, nomeadamente no momento do pagamento através de MBWay ou cartões de crédito; recolha ilícita de dados pessoais/Phishing e divulgação de vídeos de cariz íntimo, como meio de chantagem, nomeadamente após o términus de relações amorosas/sexting.

A PSP relembra ainda que a denúncia dos crimes praticados através da internet (ou qualquer outro método) é essencial para que a PSP possa atuar de forma proativa e dar início ao processo de investigação, chegando assim mais rapidamente à identificação dos seus autores.

AA/PSP