PSP realiza operação “Violência Fica à Porta!”

O Comando Regional dos Açores, através das suas Divisões Policiais, irá realizar a Operação “Violência Fica à Porta!”, no período compreendido de 21 a 25 de novembro, com o objetivo de alcançar uma maior consciencialização e sensibilização para o fenómeno da Violência Doméstica.

No dia 25 de novembro assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Esta data visa alertar a sociedade para os casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

A violência doméstica é um fenómeno de extrema gravidade que, crê-se atualmente, constitui a violação de direitos humanos mais prevalentes no mundo.

A complexidade e a multicausalidade da problemática da violência doméstica justificam a imperiosidade de proteger as vítimas e de proporcionar a intervenção necessária, atempada e eficaz para mitigar este crime.

Tendo em consideração que as formas de violência ocorrem, fundamentalmente no espaço privado do lar, e dada a fragilidade da vítima, esta problemática requer por parte das autoridades policiais uma atenção especial, no que respeita à proteção e segurança imediata da vítima, à salvaguarda dos seus direitos e na garantia de uma correta recolha dos meios de prova, essenciais no âmbito de um processo-crime e fundamentais para uma tomada de decisão judicial.

Com esta operação de sensibilização, o Comando Regional da PSP dos Açores pretende desenvolver uma maior consciencialização junto das próprias vítimas de violência doméstica e dos seus familiares, através do reforço de contactos individuais, e por outro lado é intenção a promoção de várias ações de divulgação sobre o tema, junto da comunidade em geral.

AA/PSP