Rafael Carvalho participa online no Festival Cordas

O Festival Cordas foi fundado em 2014 por Terry Costa, inspirado no trabalho de um dos maiores colaboradores da MiratecArts, Rafael Carvalho, o qual participa anualmente. Com o intuito de elevar a visibilidade da Viola da Terra não só nos Açores, mas além fronteiras, o Festival Cordas apresenta a sua própria viola, construída por Raimundo Leonardes, a qual todos os artistas participantes, no epicentro do mais galardoado festival açoriano, têm a oportunidade de tocar ou até de a adicionar nos seus concertos únicos no festival. 

A programação online será bem recheada, assim complementando o retorno de programação AO VIVO a acontecer pelo concelho da Madalena. 

Rafael Carvalho preparou intervenções online para participar nesta sexta edição do Festival Cordas, que acontece de 14 a 19 de setembro. No dia de arranque vamos ter a oportunidade de conhecer o novo álbum do compositor e músico que mais promove a Viola da Terra, intitulado Cordas do Mundo. 

“Cordas do Mundo é um sonho de muitos anos que só agora foi possível materializar” explica Rafael Carvalho. “Uma viagem com a nossa Viola da Terra por várias regiões e sonoridades do mundo é o consolidar do trabalho que tenho apresentado ao longo de quase uma década. Com a escolha de todos estes temas, muito diversificados e ricos, complementados por mais 3 composições minhas, pretendo dar a conhecer um pouco mais as potencialidades da Viola e contribuir com mais este trabalho para o enriquecimento do repertório tocado com o instrumento.”

Ainda, com Rafael Carvalho vai ser lançado o programa Olh’ ó Pico com vídeos de peças originais tocadas pela ilha montanha. Este programa arranca no dia de encerramento do festival e faz ligação até ao Dia da Viola da Terra, que acontece a 2 de outubro. 

Partilhas diárias online vão ser constantes com trabalhos já coletados com a Associação Juventude Viola da Terra, Casa da Música da Candelária, Sons do Terreiro Associação Cultural, Grupo de Tocadores de Viola da Terra de São Jorge, Associação de Músicos da Ilha Branca e MiratecArts. Sendo assim, quem não consegue estar no festival, ao vivo, na Madalena do Pico, pode sempre acompanhar através da página do facebook da MiratecArts e do Cordas World Music Festival, assim como todas as novidades que serão publicadas no site www.festivalcordas.com construindo uma comunidade online. 

AA/MA