Reforço da segurança ao nível de muros de sustentação e vias municipais

No âmbito do reforço da segurança dos munícipes no Concelho, a Câmara Municipal da Praia da Vitória tem realizado diversas intervenções com o objetivo de reduzir os riscos associados à utilização da rede viária municipal.

Das intervenções, encontra-se já concluída a recuperação do muro de suporte na Canada da Vista, localizada na freguesia das Quatro Ribeiras, e iniciar-se-á em breve a intervenção junto à Ribeira da Agualva, situada na Vila Nova, onde está prevista a recuperação e estabilização do muro de suporte junto à via, salvaguardando a segurança de todos os que circulam.

“O trabalho da Autarquia, ao nível da proteção civil, incide, em grande parte, na fiscalização regular do estado das vias municipais e ribeiras, assim como na correção e prevenção de eventuais situações de risco que possam comprometer a segurança de quem frequenta o Concelho. Neste sentido, é mantida uma proximidade regular com as entidades públicas e com a comunidade, a fim de irmos ao encontro das necessidades verificadas localmente”, destaca a vereadora Raquel Borges, com competência nas áreas de Obras e de Proteção Civil.

“Acompanhamos de forma atenta as especificidades de cada local, no sentido de podermos antever ou regularizar qualquer eventualidade. Agimos em conformidade e reforçamos a segurança junto da população sempre que se justifique, pelo que algumas zonas do Concelho foram já intervencionadas e outras serão ainda alvo destes trabalhos”, acrescenta a edil praiense.

“O Serviço Municipal de Proteção Civil verifica regularmente as necessidades decorrentes de enxurradas ou derrocadas provocadas pela forte precipitação, o que exige uma atenção redobrada ao nível de irregularidades nas estradas e queda de muros, principalmente quando estes têm a função de suporte das vias”, refere a responsável municipal.

“Todos os trabalhos realizados, assim como os que se encontram a decorrer resultam da verificação de condições que constituíam perigo para a população e que exigiam uma resposta célere, motivo pelo qual demos prioridade a estas intervenções de maior envergadura, não obstante as restantes previstas pelo Concelho e que vão sendo executadas com alguma regularidade”, acrescentou.

A autarca destacou ainda o apoio da comunidade na sinalização de ocorrências no Concelho, algo que contribui significativamente para a prevenção e salvaguarda de vidas.

AA/CMPV