Remodelação do Centro de Saúde de Velas concluída no verão de 2023

A remodelação do centro de saúde de Velas, em São Jorge, deverá estar concluída no verão de 2023, declarou na terça-feira o Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, à margem de uma visita às obras em curso na estrutura.

O projeto prevê a realização de uma primeira fase até agosto do corrente ano, concretizando-se o restante do projeto cerca de 12 meses depois, por um valor que ronda os dois milhões e meio de euros.

“Quando entrámos em funções deparámo-nos com este problema, com um projeto de um milhão e meio de euros para fazer uma intervenção, com uma obra parada, um conflito com o empreiteiro e, em tempo recorde, conseguimos resolver o problema com o empreiteiro e fazer um novo projeto que desse maior dignidade a este espaço, por cerca de dois milhões e meio de euros”, afirmou Clélio Meneses.

Admitindo que a obra faseada “envolve alguma complexidade na gestão”, o titular da pasta da saúde do Governo dos Açores reiterou a urgência de a concretizar, “porque o centro de saúde tem funcionado em condições indignas há muitos anos”.

“O que é essencial, era que se fizesse a obra para tirar São Jorge desta indignidade”, sublinhou Clélio Meneses, garantindo que a estrutura irá oferecer condições aos utentes e aos profissionais de saúde.

O governante anunciou ainda a intenção de construir um bloco no lado sul do complexo, após a conclusão do projeto atual, destinado a outras valências e referiu também o esforço do Executivo na captação de mais médicos e enfermeiros para a região e para São Jorge em particular, lembrando os incentivos em vigor.

Na visita à obra do centro de saúde de Velas, e ao Centro de saúde da Calheta, Clélio Meneses fez-se acompanhar pelo Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge e pelo Diretor Regional da Saúde.

O governante reuniu também com os presidentes das duas câmaras municipais da ilha, com quem abordou este e outros projetos no âmbito da saúde em São Jorge.

AA/GRA