Retoma do SAP em São Roque é motivo de satisfação

O Presidente da Câmara de São Roque do Pico congratulou-se com a retoma, a partir de 1 de setembro, do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) durante 24 horas no Centro de Saúde do Concelho.

O Autarca felicita a Secretaria Regional da Saúde e Desporto pela decisão agora tomada, lembrando que as alterações introduzidas no ano passado só eram aceitáveis de forma transitória enquanto não fosse possível a sua reversão e a retoma do SAP nos moldes de funcionamento anteriores à pandemia.

“Tal como sempre afirmei a suspensão do SAP no Centro de Saúde de São Roque entre as 20h00 e as 8h00 seria aceitável transitoriamente enquanto a pandemia não permitisse reverter a situação. Neste momento a situação está completamente diferente com 70 por cento da população do Concelho já vacinada o que nos dá algumas garantias de imunidade e de controlo da pandemia”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico.

A reabertura dos SAP em São Roque e nas Lajes do Pico tal como funcionava antes da pandemia de covid-19 foi assumido ontem pelo Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, no final de uma reunião com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha do Pico.

Mark Silveira defende por outro lado a continuidade da SIV em funcionamento 24 horas por dia, uma medida que foi introduzida com a reorganização realizada no ano passado e que segundo o Autarca de São Roque do Pico “deve manter-se porque constituiu uma mais-valia no atendimento urgente a quem corre risco de vida em toda a ilha”.

AA/CMSRP