Retomada a administração da vacina da AstraZeneca nos Açores

Prossegue este fim de semana o Plano Regional de Vacinação contra a Covid-19 nos Açores, sendo também retomada a administração da vacina da “AstraZeneca”.

De hoje até ao final da próxima semana serão vacinadas 212 pessoas diariamente, no Centro de Vacinação instalado nas Portas do Mar, em Ponta Delgada. A partir da próxima segunda-feira, reabre igualmente o Centro de Vacinação de Angra do Heroísmo, instalado na Vinha Brava, com capacidade para mais de 150 pessoas diariamente.

Em Ponta Delgada o Posto Avançado da USISM começou a administrar a AstraZeneca ao início da manhã deste sábado e foi o primeiro do país a retomar a inoculação com esta vacina. Conforme o Plano Regional de Vacinação, os utentes a vacinar são profissionais de saúde do sector privado e outros utentes, entre os 50 e os 65 anos, com patologias associadas. No início da próxima semana os farmacêuticos começam também a receber a vacina. Entretanto, em São Miguel, prossegue a vacinação nos Centros de Saúde, para utentes com mais de 75 anos, com a vacina da “Pfizer”.

O Posto Avançado de Vacinação da USISM instalado nas Portas do Mar, conta com seis gabinetes de vacinação, tem capacidade para vacinar mais de duas centenas de utentes por dia e alocou cerca de 50 profissionais em permanência.

Em Angra do Heroísmo, o plano é idêntico e desenvolve-se na próxima semana com a administração das vacinas da “Pfizer” e “AstraZeneca”, tal como em Ponta Delgada, com quatro gabinetes de vacinação, salas de espera e recobro.

Nas restantes ilhas do arquipélago prossegue igualmente o Plano de vacinação, através das Unidades de Saúde de ilha, e para os mesmos públicos. A exceção é a ilha do Corvo, com o processo completo.

DADOS ATÉ 17 DE MARÇO CORRENTE

Em todo o arquipélago, 35.825 pessoas foram vacinadas (23431 com a primeira dose e 12.394 com a 2ª dose), no âmbito da 1ª fase do Plano Regional de vacinação, em curso.

AA/ARS