Reveladas propostas vencedoras da edição de 2021 do Orçamento Participativo Açores

Terminou a 31 de janeiro o período de votação no 4.º Orçamento Participativo dos Açores (OP Açores). Esta edição do OP Açores esteve aberta à receção de ideias dos cidadãos maiores de idade e dos jovens com mais de 14 anos nas áreas de governação da Agricultura, do Ambiente, da Ciência, da Cultura, da Educação, da Inclusão Social, da Juventude, do Mar e Pescas e do Turismo.

Das 180 ideias apresentadas pelos cidadãos, 110 foram aprovadas, correspondendo a uma taxa de aprovação superior a 60%, o que resultou em 101 propostas finalistas após agregação de antepropostas.

Estiveram em votação 101 propostas, sendo 28 na área da Juventude, 16 da Ciência, 16 da Cultura, 16 do Turismo, 13 da Inclusão Social, oito do Ambiente, três da Agricultura e uma do Mar e Pescas.

Destas 101 propostas, 87 propostas foram de âmbito de ilha e 14 de âmbito regional. Por ilha foram finalistas: 22 propostas em São Miguel, 16 na Terceira, 14 nas Flores, 10 em São Jorge, 10 no Corvo, nove no Pico, três no Faial, duas na Graciosa e uma em Santa Maria.

As 101 propostas em votação mereceram mais de 13.000 votos, por mais de 12.000 açorianos.

O Governo Regional dos Açores congratula os açorianos pela forte adesão ao Orçamento Participativo dos Açores, que promove a democracia participativa e o envolvimento dos cidadãos na tomada de decisão sobre a aplicação de verbas públicas. Os açorianos sugeriram e escolheram, de forma fácil e direta, ideias de investimento público a executar nas nove ilhas dos Açores, pelo executivo açoriano.

No dia 17 de fevereiro, quinta-feira, pelas 15h00, numa sessão ‘online’, serão anunciadas as propostas vencedoras de cada uma das ilhas dos Açores e as propostas vencedoras de âmbito regional, com a participação dos jovens e cidadãos promotores das propostas vencedoras de cada ilha, na área temática da Juventude e de entre uma das outras sete áreas temáticas (Agricultura, Ambiente, Ciência, Cultura, Inclusão Social, Mar e Pescas e Turismo).

Convidam-se todos os cidadãos a assistirem à sessão de Apresentação das propostas vencedoras da 4.ª edição do Orçamento Participativo dos Açores. Para participar no evento devem clicar aqui. A sala virtual estará aberta a partir das 14h30.

AA/GRA