Ribeira Grande apoia abertura de curso técnico de produção agropecuária

O presidente da Câmara da Ribeira Grande marcou presença no arranque do curso técnico de produção agropecuária, lecionado a partir do corrente ano letivo na Escola Profissional da Ribeira Grande, curso que conta com catorze formandos.

Na ocasião, Alexandre Gaudêncio salientou que “o apoio da autarquia foi fundamental para que esta formação se iniciasse no ano letivo 2020/2021, assegurando a edilidade o financiamento total para que se passasse do sonho à realidade.”

O financiamento, a rondar os 40 mil euros, “vai permitir que catorze formandos possam receber formação técnica adequada às suas expetativas”, referiu o edil. As aulas, ministradas pelos formadores da Escola Profissional da Ribeira Grande, vão decorrer na sua maioria nas instalações da Associação Agrícola de São Miguel.

Deste modo, acrescentou, “o apoio que estamos a dar é muito importante para o setor porque vai permitir dotar os jovens de novos conhecimentos e preparar uma nova geração de agricultores e lavradores.”

O curso técnico de produção agropecuária tem uma duração de três anos e dupla certificação, ou seja, confere equivalência ao 12.º ano de escolaridade e atribui certificado de aptidão profissional na área.

À saída do curso, os formandos serão capazes de organizar e executar atividades de uma exploração agrícola e/ou pecuária, aplicando técnicas, métodos e modos de produção compatíveis com a preservação ambiental e respeitando as normas de proteção e bem-estar animal e qualidade dos produtos, de segurança alimentar, saúde pública e segurança no trabalho.

AA/CMRG