Ribeira Grande aposta na eficiência energética

A Câmara da Ribeira Grande adjudicou a empreitada de implementação de medidas de eficiência energética em infraestruturas públicas, na ordem dos 332 mil euros e com um prazo de execução de 120 dias, comparticipado em 85% por fundos comunitários no âmbito do Programa Açores 2020.

As intervenções de substituição da iluminação contemplam, nesta fase, o Teatro Ribeiragrandense, o estádio municipal da Ribeira Grande, a ETAR de Rabo de Peixe, o GAM – Gabinete de Atendimento ao Munícipe, as piscinas municipais da Ribeira Grande e a escola D. Paulo José Tavares (Rabo de Peixe).

“Os imóveis escolhidos tiveram em conta a monitorização efetuada ao nível do consumo energético, optando-se por intervir nestes devido ao consumo excessivo detetado. Desta forma, conseguiremos reduzir os consumos e contribuir para a valorização ambiental”, explicou Alexandre Gaudêncio.

O presidente da Câmara da Ribeira Grande acrescentou que o investimento também contempla a “instalação de detetores de presença, comando astronómico para iluminação exterior e instalação de painéis fotovoltaicos para produção de energia para autoconsumo.”

A substituição das lâmpadas existentes por novas de tecnologia LED vai permitir uma redução de consumos para cerca de metade, o que constitui “um contributo significativo para a sustentabilidade económica e ambiental”, acrescentou o autarca.

Alexandre Gaudêncio enfatizou que “após o Plano de Mobilidade Sustentável, que já está em vigor, a implementação tecnologias mais amigas do ambiente fazem com que a Ribeira Grande esteja na linha da frente da preocupação ambiental, dando um verdadeiro exemplo de como se pode aproveitar as oportunidades de investimento que terão efeitos imediatos tanto na redução da pegada de carbono, como na redução dos custos fixos com o consumo de energia.”

AA/CMRG