Ribeira Grande integra Rede de Cidades Circulares

A Câmara Municipal da Ribeira faz parte da rede de cidades circulares, através do projeto “RURBAN Link”, um projeto liderado pelo município do Fundão e que engloba ao todo 8 cidades de todo o país.

A rede tem como objetivo promover ligações funcionais circulares entre as áreas urbanas e rurais, enquanto alavancas do desenvolvimento territorial integrado e de processos colaborativos de base local.

Na última quinta-feira, dia 18 de novembro, decorreu a primeira reunião de trabalho, na qual participaram vários parceiros locais, assinalando dessa forma a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos.

Um dos temas que será proposto é a promoção de um sistema alimentar urbano-rural que torne mais eficiente e sustentável o fluxo de produtos desde a produção até ao processamento, distribuição, consumo e a consequente gestão de resíduos e processos inerentes.

Alexandre Gaudêncio, presidente da autarquia da Ribeira Grande, destacou o pioneirismo da iniciativa e as vantagens de estarem várias entidades envolvidas no projeto, podendo assim haver uma troca de experiências e boas práticas ambientais.

A rede “RURBAN Link” é uma das 4 redes apoiadas pela Iniciativa Cidades Circulares (InC2), um programa do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, gerido pela Direção Geral do Território, e que é orientado para apoiar e capacitar os municípios, e suas comunidades, na transição para a economia circular.

AA/CMRG