Ribeira Grande já investiu meio milhão de euros em diferentes respostas à pandemia

A Câmara da Ribeira Grande já investiu cerca de meio milhão de euros em diferentes respostas aos efeitos causados pela pandemia a nível social, económico ou na aquisição de material diverso para proteção e testagem de funcionários e população em geral.

No âmbito social a autarquia já aplicou cerca de 200 mil euros em diferentes ações, nomeadamente a criação de uma equipa multidisciplinar que está a intervir na vila de Rabo de Peixe, a entrega de 560 cabazes alimentares, a distribuição de mais de mil refeições para as equipas em serviço na cerca sanitária ou a aquisição de 125 computadores portáteis para os alunos o primeiro ciclo do ensino básico.

Esta ação traduz-se em cerca de duas mil visitas domiciliárias realizadas pela equipa multidisciplinar e a disponibilização de vinte e quatro alojamentos para pernoita dos respetivos elementos. No total, foram abrangidas cerca de 3500 pessoas. Para além disso, foram atribuídas 90 bolsas de estudo aos alunos do concelho que frequentam o ensino superior.

Relativamente à área económica, a Câmara da Ribeira Grande já investiu mais de 200 mil euros no apoio aos empresários, tanto os do concelho como os que foram afetados pela cerca sanitária em Rabo de Peixe. Foram aplicadas diminuições nas taxas de derrama e de IRS e criadas campanhas de incentivo ao consumo no comércio local e na restauração. A campanha de relançamento da economia permitiu satisfazer cerca de uma centena de pedidos de apoio.

Em relação ao material adquirido até à data para proteção e testagem, a Câmara da Ribeira Grande já investiu 70 mil euros em 1250 testes rápidos, 65 mil máscaras e 4000 litros de desinfetante.

AA/CMRG