Ribeira Grande recebe diploma de mérito e painel da “Homenagem dos Emigrantes aos Senhor Santo Cristo”

A Câmara Municipal da Ribeira Grande recebeu um painel decorativo do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Este painel esteve inserido no projeto “Homenagem dos Emigrantes”, tendo como propósito assinalar um marco histórico: a ausência das festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, bem como a consequente ausência da comunidade emigrante, devido à pandemia.

Foram colocados doze painéis à frente das grades da Torre (torreão) principal do Convento da Esperança, tentando estes refletir os tapetes de flores que, habitualmente, adornam as ruas no dia da procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Esta foi uma tentativa de homenagear e lembrar a passagem de mais um ano sem a realização das maiores festas religiosas do Arquipélago dos Açores e sem a procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Trata-se de uma homenagem idealizada pela arquiteta Sónia Pereira, sendo que cada painel imita os remendos antigos feitos pelo Furador da Loiça. Os painéis foram executados de forma artesanal, com quadrados de criptoméria pintada, unidos como um bordado seguindo a técnica artística “Wabi Sabi”.

A Câmara Municipal da Ribeira Grande assinou com o Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, um protocolo de colaboração financeira para a criação dos referidos painéis, inseridos no âmbito do Projeto “Homenagem dos Emigrantes” ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, nas festas do ano de 2021.

AA/CMRG