Santa Maria assinalou Semana Europeia da Mobilidade 2020 terminam hoje com Dia Europeu Sem Carros”

O Município de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, através do Gabinete de Ambiente, associou-se pela segunda vez consecutiva à Semana Europeia da Mobilidade, cujo tema central da edição 2020 é “Emissões Zero – Mobilidade para todos. 

A iniciativa arrancou no dia 16 de setembro, de acordo com o Programa, com a realização de diversos programas de rádio ligados à temática central, envolvendo diversas entidades, no programa “Bom Dia Açores” na Rádio Clube Asas do Atlântico, e que decorrem até ao dia 22 de setembro (terça feira).

Paralelamente, no dia 21 de setembro, deu-se a sessão de abertura do ciclo de palestras, pela Engª Ana Cristina Câmara, responsável pelo Gabinete de Ambiente do Município de Vila do Porto e respetiva moderação efetuada pela Dra Mara Belchior, Técnica Superior do Gabinete de Ambiente, em formato e-learning, com recurso à plataforma ZOOM.

O ciclo de palestras deste dia, foi liderado pelo Professor Doutor Adriano da Silva Carvalho da Universidade do Porto, que lidera desde 2013 a equipa de investigação “Smart Energy” do SYSTEC, e possui como principal tema de investigação, o desenvolvimento de novas soluções de engenharia na mobilidade elétrica, energias renováveis e eficiência energética baseadas em novas abordagens de controlo, inteligência computacional e de aplicação de eletrónica de potência. A sua apresentação focou-se no tema “Mobilidade Elétrica: Porquê uma expetativa alta e uma evolução lenta?”, tendo sido abordadas as questões tecnológicas, económicas, de mercado, energéticas, ambientais, sociais, entre outras, relacionadas com a Mobilidade Elétrica. 

Dia 22 de setembro, a SEM 2020, prossegue com duas palestras, cujas temáticas são “Mobilidade Sustentável na Região Autónoma dos Açores” a realizar pela Diretora Regional da Energia, Andreia Carreiro e “ODS, Green Deal e Mobilidade: O caminho para 2050” com a Dra Joana Borges Coutinho da empresa Sustain Azores.

AA/CMVP