São Jorge recebeu Comemorações do Dia do Estado-Maior-General das Forças Armadas

A ilha de São Jorge foi palco das comemorações do Dia do Estado-Maior-General das Forças Armadas, tendo ambos os Municípios da ilha colaborado em termos logísticos para a concretização do mesmo.

Esta foi a primeira vez que São Jorge recebeu uma Cerimónia Militar, sendo, aliás, o Santo São Jorge o Padroeiro das Forças Armadas.

A destacar no concelho de Velas a realização da Cerimónia Militar, onde participaram diversas personalidades e entidades Políticas e Militares, nomeadamente a Ministra da Defesa, o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o Presidente do Governo Regional dos Açores, entre outros, assim como foi palco para o concerto da Banda Militar da Força Aérea Portuguesa bem como de um Concerto Lírico na Igreja Matriz das Velas.

Para o Presidente da Edilidade, Luís Silveira, foi uma honra o Município receber estas Comemorações, servindo o evento como mais um meio de promoção da ilha e demostração clara de como o Povo jorgense, e em concreto o velense, sabe bem receber.

Este foi também um momento para homenagear Personalidades e Militares com relevante destaque pelos serviços prestados onde, assistiu-se à homenagem de um jorgense, João Teves.

No Concelho da Calheta teve lugar uma homenagem aos ex-combatentes da ilha, assim como a Banda Militar também deu um concerto.

Recorde-se que o Estado-Maior-General das Forças Armadas tem por missão garantir a defesa militar da República, contribuir para a segurança nacional e internacional e apoiar o desenvolvimento e o bem-estar das populações.

O Dia do Estado-Maior-General das Forças Armadas é assinalado a 3 de setembro, sendo esta instituição um pilar fundamental da afirmação de Portugal como uma Nação Soberana.

AA/CMV/CMC