São Miguel regista 9 novos casos de Covid-19

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nove novos casos de Covid-19 nos Açores, todos na ilha de São Miguel, resultantes de 1.821 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região. 

Em contexto de transmissão comunitária, oito dos novos casos foram registados no concelho de Ponta Delgada (cinco em São Pedro, um em São José, um na Fajã de Cima e um nos Arrifes), e um novo caso foi registado no concelho da Lagoa, freguesia de Santa Cruz. 

No mesmo período foram registadas 11 recuperações em São Miguel, sendo cinco em Ponta Delgada (duas nos Arrifes e três em São Pedro) e seis no concelho da Lagoa (quatro no Rosário e duas em Santa Cruz). 

São agora 12 os doentes internados no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, permanecendo um em Unidade de Cuidados Intensivos. O número de vigilâncias ativas é de 840.  

A Região regista hoje 123 casos positivos ativos, sendo 122 em São Miguel (11 no concelho da Lagoa, um no Nordeste, 94 em Ponta Delgada, dois na Povoação, três em Vila Franca do Campo e 11 na Ribeira Grande) e um na Terceira, em Angra do Heroísmo, na freguesia da Feteira. 

Na ilha de São Miguel estão agora em nível de Muito Baixo Risco os concelhos da Lagoa, Nordeste e Povoação; em Baixo Risco estão os concelhos de Ribeira Grande e Vila Franca do Campo, e em Médio Alto Risco encontra-se concelho de Ponta Delgada.

Às zero horas de amanhã, sábado, 27 de março, entram em vigor novas medidas de contenção e combate à pandemia por covid-19 nesta ilha. Todos os concelhos das restantes ilhas do arquipélago apresentam níveis de Muito Baixo Risco, mantendo-se as medidas previstas para este nível de risco. Mais informações sobre as medidas anunciadas podem ser obtidas ‘online’, através do Portal do Governo dos Açores e na página de Facebook da Direção Regional da Saúde. 

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.126 casos positivos de Covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 3.866 pessoas. Faleceram 29, saíram da do arquipélago 67 e 41 apresentaram prova de cura anterior. Foram extintas 199 cadeias de transmissão local.  

Até à data de hoje, realizaram-se nos Açores 383.841 análises para despiste da Covid-19. Desde 31 de dezembro passado e até ontem, 25 de março, 42.533 pessoas com 15 ou mais anos foram vacinadas no arquipélago (27.463 com a primeira dose – 13,56% da população, e 15.070 com a segunda dose – 7,44% da população), no âmbito da primeira fase do Plano Regional de Vacinação.

AA/GRA