São Roque do Pico celebra 478 anos de elevação a concelho

Celebra-se no dia 10 de novembro, o 478.º aniversário da elevação de São Roque do Pico a concelho.

Criado em 1542 por ordem do Rei de Portugal D. João III, o concelho de São Roque do Pico é constituído por cinco freguesias: Santo Amaro, Prainha, São Roque do Pico, Santo António e Santa Luzia, onde, segundo os censos de 2011, residem 3.388 habitantes.

Depois de no início do povoamento ter baseado a sua fonte de rendimento na exportação de pastel e trigo, a caça à baleia foi uma importante fonte de riqueza na segunda metade do século XIX.

Atualmente, o concelho assenta a sua economia no sector primário e terciário, onde o turismo começa a ganhar dimensão associado a uma vasta oferta de atividades ligadas à natureza e na policromia cultural do povo que procura preservar o que de melhor tem para oferecer sem renunciar ao desenvolvimento de um amplo horizonte futuro.

A dinamização empresarial tem sido uma das principais medidas fomentadas pela Câmara Municipal com reflexos positivos, revelando uma preocupação constante em impulsionar projetos financeiros, depositar confiança nos investidores e apoiar empresas locais de forma a elevar o concelho a um novo patamar.

AA/CMSRP