Saúde é prioridade e unidade de radioterapia na Terceira traz maior dignidade ao doente

O Presidente do Governo Regional dos Açores reiterou a prioridade do Executivo no que refere às políticas de Saúde, definindo a nova unidade de radioterapia, situada na ilha Terceira e inaugurada de manhã, como uma mais-valia para a dignidade do doente oncológico.

“O entendimento deste Governo quanto à dignidade é pela igualdade de tratamento, é pelas oportunidades de servir, em vez da desculpa dos constrangimentos, para que as desculpas não desvalorizem as culpas”, sublinhou sobre este ponto.

A “boa e frutuosa parceria entre a oferta pública do serviço e a disponibilidade técnica e profissional de privados” foi também reconhecida pelo governante.

José Manuel Bolieiro deixou ainda uma palavra aos diversos profissionais de Saúde, lembrando os esforços do Executivo na valorização das suas carreiras.

“A inércia arrisca a que se percam profissionais qualificados que tanta falta nos fazem”, lembrou, reconhecendo que as “justas exigências” destes trabalhadores têm de ser acomodadas dentro das disponibilidades financeiras do Orçamento da Região.

Os Açores têm desde hoje uma nova unidade de radioterapia, cujos serviços são prestados pela empresa Joaquim Chaves Oncologia.

O equipamento foi instalado no hospital da ilha Terceira em 2016, mas só agora, com o atual Governo Regional dos Açores, é que a unidade entrou em vigor.

A unidade terá ao serviço uma equipa permanente de 15 funcionários.

AA/GRA