Secretária da Educação anuncia obra de mais de sete milhões de euros para EBI da Horta

A Secretária Regional da Educação anunciou o avançar da obra da segunda fase da requalificação da sede da unidade orgânica da EBI da Horta, estimada em mais de sete milhões de euros.

O compromisso para esta legislatura foi feito em reuniões com o Conselho Executivo e com a Associação de Pais desta escola, competindo ao Governo Regional a reapreciação do projeto anterior.

A titular da pasta da Educação avançou ainda que será retirado o núcleo do Pré-Escolar da Escola António José d’ Ávila, transitando os alunos para a EB1/JI do Pasteleiro e para a EB1/JI da Vista Alegre.

“O espaço não cumpre com os requisitos legais porque a escola não foi projetada para esta utilização, havendo alertas da Proteção Civil neste sentido”, frisou.

“Estão acauteladas, nas duas escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico e do Jardim de Infância, as condições de segurança, de acompanhamento e qualidade pedagógica, de prolongamento do horário e do provimento de refeições escolares, pelo que os alunos transitarão para uma condição muito melhor”, disse ainda a governante.

Esta decisão, referiu Sofia Ribeiro, “foi feita em articulação com o Conselho Executivo e com a Associação de Pais da EBI da Horta”.

A Secretária Regional da Educação anunciou ainda que a unidade orgânica “receberá, no âmbito do concurso internacional relativo à primeira fase do Plano de Recuperação e Resiliência, 45 ‘tablets’ e 71 computadores portáteis”.

Recorda o Executivo que conseguirá com este concurso internacional a aquisição de cinco mil equipamentos tecnológicos, para distribuir por todas as escolas da Região, totalizando um total de 1 milhão e 800 mil euros.

AA/GRA