Secretaria da Educação lança concurso para cinco mil novos equipamentos

A Secretaria Regional da Educação publicou o contrato internacional de aquisição de cinco mil equipamentos tecnológicos, para distribuir por todas as escolas da Região, totalizando o concurso um total de 1 milhão e 800 mil euros.

Sofia Ribeiro, Secretária com a tutela, esteve na sexta-feira em Santa Maria e explicou que a distribuição foi feita de forma a “garantir um mínimo de 15 tablets para todas escolas que contemplem o primeiro ciclo do Ensino Básico, e de 20 computadores portáteis por cada unidade orgânica”.

De acordo com a titular da pasta da Educação, “não podia ser feita uma distribuição apenas proporcional por alunos, uma vez que as unidades orgânicas de pequena dimensão ficariam francamente prejudicadas”.

A Secretária Regional da Educação explicou que “existem menos de quatro mil equipamentos considerados em estado mediano ou em estado superior pelas administrações escolares”.

O concurso agora lançado “mais que duplica a capacidade instalada neste momento” nas escolas açorianas.

Recordo executivo que este concurso insere-se num projeto do Governo Regional de entrega de 20 mil equipamentos a todas as escolas dos Açores, durante os próximos cinco anos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

AA/GRA