Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas assinala Dia Mundial da Água

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas visitou, no âmbito do Dia Mundial da Água, um prédio de habitação com instalação de contadores de água domésticos com leitura remota, na cidade da Horta. O prédio em causa é abrangido pelo programa de apoio à aquisição destes equipamentos, no qual o Governo Regional, através da ERSARA, comparticipa o investimento realizado pelas Câmaras Municipais em 80%.

A instalação destes equipamentos permite, por telemetria, uma melhoria da modelação dos consumos de água, a definição de perfis de consumo, a deteção de consumos anormais, normalmente indicativos de perdas de água no interior das habitações, permitindo ainda uma leitura exata e real dos consumos de água, em detrimento das leituras por estimativa.

Para Alonso Miguel, “o Governo está focado em definir estratégias de proteção e valorização da água”, sendo que o programa de apoio “tem dado um importante contributo para a melhoria dos indicadores do balanço hídrico, nomeadamente ao nível da monitorização das perdas de água, promovendo uma melhoria substancial em termos da gestão e do uso eficiente deste recurso tão valioso”.

Até ao momento, o Governo Regional já comparticipou a aquisição de quase cinco mil contadores, em 11 dos 19 concelhos da Região, num investimento que representa cerca de 100 mil euros, sendo que as candidaturas a este programa continuam abertas até ao final de 2021.

AA/GRA