Secretário da Agricultura e do Desenvolvimento Rural anuncia Programa Regional para a Fruticultura

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural anunciou que o Executivo açoriano vai implementar um Programa Regional para a Fruticultura.

António Ventura que falava, no âmbito do Ano Internacional das Frutas e Legumes, salientou que o Programa deve ser “devidamente participado pelas Organizações de Produtores, a Universidade dos Açores e especialistas da área”.

Segundo o governante, este Programa será um incentivo à “produção da fruta”, desde logo, para “uma maior atenção estratégica à recuperação dos pomares tradicionais e para a existência de novos pomares”.

“A área em 2018 de produção de frutícolas ascendia a 851 hectares”, nesse sentido, refere o governante, “podemos e devemos ser uma Região de produção de frutas e legumes para o consumo interno e para a exportação”.

“Apesar de persistirem algumas lacunas na fruticultura”, o Secretário Regional frisou que “importa superar os desafios do setor”, tal como “a grande dependência da Região dos mercados externos, envelhecimento dos produtores, falta de mão-de-obra especializada e de técnicos, ausência de campos de experimentação, elevados custos dos transportes para a comercialização e inexistência de formação especifica”.

AA/Gacs