Secretário da agricultura recebido no Município de Velas

O Presidente do Município de Velas recebeu, para audiência de cumprimentos, o novo Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, naquela que foi a primeira visita institucional de António Ventura a São Jorge, após a tomada de posse do XIII Governo Regional dos Açores.

O encontro serviu igualmente para a troca de algumas impressões, sobretudo ligadas ao setor agrícola, tendo em conta a predominância e a importância que tem para a ilha e concelho, em particular, nomeadamente por via da produção leite, que culmina com o fabrico do Queijo São Jorge DOP, mas também, com cada vez mais impacto, a produção de carne, sobretudo para exportação.

Neste âmbito Luís Silveira recebeu com agrado a notícia, por parte do governante, que a Anteproposta do Plano de Investimentos para o corrente ano de 2021 tem previsto o início da construção do novo Matadouro de São Jorge, o que é determinante para o sector, dado que o atual se encontra desadequado face às necessidades e ao aumento da produção de carne na ilha.

Uma nota da autarquia dá conta de que em análise esteve igualmente o abastecimento de água à lavoura, a manutenção de caminhos agrícolas, assim como a conclusão da pavimentação do POA Santo-Amaro – Beira – Rosais, onde está em falta a pavimentação entre o Parque das Sete Fontes, a Ponta dos Rosais e o Farol. Neste sentido o Presidente do Município mostrou-se igualmente satisfeito por estar previsto no mesmo Plano de Investimentos para 2021 o arranque da primeira fase da pavimentação entre o Parque das Sete Fontes e a Ponta dos Rosais, ficando em falta o troço que ligará a Zona das Cancelas até ao Farol.

Salienta a edilidade que ficou igualmente reforçada a abertura e disponibilidade de cooperação entre ambas as partes, visando sempre aquilo que é o desenvolvimento da Região, da ilha e, em particular, o concelho de Velas.

AA/CMV