Secretário empenhado no processo de revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira de São Jorge

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas visitou a ilha de São Jorge no sentido de analisar, no terreno, a implementação do processo de revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) daquela ilha e analisar as questões colocadas no âmbito da participação pública.

Alonso Miguel reuniu com os presidentes das câmaras municipais da Calheta e das Velas e visitou vários locais no sentido de responder às dúvidas e aos anseios das populações.

“Nesta fase estão a ser analisadas as participações e contributos recebidos por parte da população e dos municípios, pretendendo-se, naturalmente, integrar as alterações que forem possíveis, desde que não coloquem em causa aspetos fundamentais, como a segurança das populações, o interesse público e a proteção dos recursos naturais”, frisou.

O responsável pela pasta do Ambiente referiu ainda que “apesar desta proposta de POOC ter sido já consensualizada anteriormente e de se tratar de uma versão mais flexível e permissiva do que a que ainda está em vigor, o Governo entendeu que seria pertinente vir a São Jorge ouvir novamente os municípios e analisar algumas das situações sinalizadas”. 

De acordo com o governante, “o que se pretende é definir um instrumento de gestão da orla costeira que harmonize o desenvolvimento económico e social de São Jorge, com a imprescindível proteção das populações e dos seus recursos naturais únicos, que distinguem esta ilha de todas as outras e que constituem a sua maior riqueza”.

AA/GRA