Secundária da Lagoa assinala 20º aniversário

A Escola Secundária de Lagoa (ESL) celebrou o seu 20º aniversário dia 19 de novembro numa cerimónia que teve lugar nesta escola.

Marcaram presença neste momento histórico e simbólico, a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, a Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro, o Presidente do Conselho Executivo da ESL, Jorge Botelho, restantes membros do executivo, professores, alunos, pessoal não docente, pais e encarregados de educação.

Durante esta cerimónia, os melhores alunos da ESL foram premiados, nomeadamente com o prémio de mérito cívico e o mérito académico, sendo que, destacam-se como o melhor aluno do 3º ciclo Joana Andrade Rebelo, que recebeu da autarquia 500 euros, e Rodrigo Furtado, como melhor aluno do 12º ano que recebeu 1000 euros das mãos da Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

Na ocasião a edil lagoense enalteceu o “prestígio que esta escola granjeou nos últimos 20 anos, honrando o bom nome do concelho de Lagoa”, frisando que “comemorar 20 anos é fazer história! É celebrar a vida!”.

Ao longo dos anos, a Câmara Municipal de Lagoa tem mantido uma relação de cooperação e de parceria institucional com a Escola Secundária de Lagoa, que se tem desenvolvido proficuamente em prol do sucesso e do vasto currículo deste estabelecimento.

Dessa feita, a edil relembrou que um dos grandes propósitos da Câmara Municipal de Lagoa tem sido o apoio à educação, destacando um conjunto de medidas e de incentivos, em prol do melhoramento do sucesso escolar.

Assim destacam-se: o plano educativo e cultural com as sessões de Educação Política e para a Cidadania; a adesão do município à Associação das Cidades Educadoras; a implementação do Prosucesso; o acolhimento de alunos no Parque Municipal de Obras, ao abrigo do ensino vocacional; a Bolsa Jovens à Descoberta; o Orçamento Participativo Jovem; a colaboração e o apoio nos intercâmbios escolares, nas atividades desportivas, culturais e educativas; a atribuição de prémios monetários aos melhores alunos dos três estabelecimentos de ensino no concelho; a criação das Bolsas de Estudo de Mérito e Bolsas de Estudo para Estudantes Deslocados; a criação do Cartão Municipal Jovem +; o apoio para a conceção do videojogo “Descoberta e Povoamento do Açores” e a implementação do projeto “Reinventar a tradição – do Artesanato à Contemporaneidade”, através do projeto “Novos Bonecreiros”, inserido na disciplina de EVT.

Por outro lado, Cristina Calisto relembrou e destacou alguns projetos e apoios que a edilidade tem vindo a realizar, nomeadamente: o apoio ao Programa Eco-escolas; a implementação do projeto “Náutica/0”; a abertura da Escola Profissional INETESE na Lagoa; a assinatura dos contratos-programa; a requalificação e manutenção das escolas do 1º ciclo; a inserção de recursos humanos ao abrigo de programas de empregabilidade nos vários estabelecimentos de ensino; o apoio à rede de ATL´S; a disponibilização das infraestruturas do Aquafit aos alunos com necessidades educativas especiais.

A Câmara Municipal de Lagoa, com a implementação destas medidas, tem contribuído de forma formal e informal para a educação e formação dos jovens lagoenses. Dessa feita, a autarca salientou que “o mundo do trabalho exige, cada vez mais, formação, conhecimento e pessoas qualificadas, pelo que, serão vocês que integrarão esse mundo do trabalho e ajudarão a nossa cidade e o nosso concelho a crescer. Por isso, a educação é uma prioridade para todos vós, mas também para a Câmara Municipal de Lagoa”.

AA/CML