Secundária da Lagoa recebe conferência sobre literatura e geocaching

O auditório da Escola Secundária de Lagoa (ESL) recebeu uma conferência, promovida pelo Clube de Geocaching deste estabelecimento de ensino, que contou com a presença do vereador da Câmara Municipal de Lagoa, Nelson Santos, da presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Duarte, do presidente do Conselho Executivo da ESL, Jorge Botelho e do coordenador do Clube de Geocaching da escola, Luís Machado.

Subordinada ao tema “Literatura e Geocaching”, esta conferência integrada no projeto “Geocaching e Educação”, teve como orador convidado o escritor Pedro Almeida Maia.

A Câmara Municipal de Lagoa tem sido uma parceira deste Clube, principalmente por reconhecer no geocaching um importante veículo de divulgação pedagógica, histórica, cultural e turística. Realce-se que, no mês de setembro, o Clube de Geocaching da ESL, a convite da entidade responsável pelo Geocaching a nível mundial – Groundspeak, publicou cinco Lab Caches, localizadas no passeio marítimo da cidade de Lagoa. Assim, através do projeto “Lagoa – cidade voltada para o mar”, o geocacher percorre os 1300 metros do passeio marítimo, visitando a zona do Cruzeiro, os passadiços, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores – OVGA, o relógio solar, o mirante e o Portinho de São Pedro. Em complemento, há uma cache enigma, denominada “Bónus das LAV da Lagoa”.

O vereador Nelson Santos congratulou o clube de geocaching da ESL pela sua dinâmica, bem como o esforço e dedicação dos professores que “voluntariamente organizam diversos clubes escolares para que os alunos possam ter atividades extracurriculares de complemento à formação formal” bem como pela “rápida capacidade de se adaptaram aos constrangimentos impostos pela pandemia para continuar a lecionar”.

O vereador Nelson Santos anunciou, ainda, o avanço do projeto LAGOA GEOTOUR, com o Clube de Geocaching da ESL, tendo transmitido que “por proposta do Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa e estando reunidas as condições necessárias, tenho o prazer de deixar no logbook da cache desta conferência o compromisso de avançarmos com o projeto LagoaGeotour”.

AA/CML