Segunda edição do Trail Run Real Priolo com 500 inscritos

A Câmara Municipal do Nordeste apresentou a segunda edição do Trail Run Real Priolo 2022, que se realizará no próximo dia 30 de abril. A conferência de imprensa decorreu num dos locais contemplados nos trilhos a percorrer, especificamente, o Percurso Pedestre dos Caldeirões, sendo a Ribeira dos Caldeirões  atrativa para a prática do desporto de natureza além da componente paisagística e de serviços turísticos envolventes.

O Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste, a Associação de Atletismo de São Miguel e a Juventude Ilha Verde (JIV) são parceiros do município na realização da prova desde a primeira edição.

A edição de 2022 volta a superar as expetativas da organização ao ultrapassar a meta das 400 inscrições que estavam definidas para um total atual de 500 inscritos atendendo à procura.

O presidente da Câmara do Nordeste realçou na conferência de imprensa que a crescente adesão ao Trail Run Real Priolo vem demonstrar que o Nordeste tem condições de excelência para a prática desportiva em trilhos, vindo ao encontro do objetivo do município de promover o concelho pela oferta natural que tem.

Com este objetivo, e volvidos dois anos de pandemia, que fragilizaram o tecido económico do concelho, António Miguel Soares disse ser necessário um reforço de verbas para as áreas do desporto de natureza, da cultura e da juventude.

Sobre o Trail Run Real Priolo, o autarca sublinhou a importância que tem na economia local, sobretudo com o setor da restauração e do alojamento, com 500 inscritos, mais famílias, equipas técnicas e outros envolvidos, a dar movimento ao concelho no fim de semana em que se realiza a prova.

O Trail Run Real Priolo percorre vários trilhos locais, de oferta paisagística e exigência física variadas.

Em consequência do temporal do final do ano de 2021, infelizmente não será possível este ano ligar o concelho de uma ponta à outra, mas permanece o objetivo de o fazer na próxima edição.

Nesta edição, foi melhorado o percurso, o kit de participação, o convívio social, a inclusão, pela primeira vez, de animadores, e toda a componente recreativa.

O Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste, através do coordenador, Hélder Camarinha, reconheceu que o trail run neste momento está espalhado por toda a região, mas não deixa de captar o interesse das centenas de pessoas que querem participar no Trail Run Real Priolo. 

O coordenador do Centro Desportivo referiu a envolvência das empresas locais, sobretudo da restauração, através da oferta de um voucher para desconto em refeições realizadas naqueles estabelecimentos, acontecendo o mesmo no alojamento, entre estes, a unidade hoteleira do concelho, com descontos na estadia de fim de semana.

O Trail Run Real Priolo tem vários parceiros associados, nomeadamente a Associação de Bombeiros Voluntários, na parte da segurança, serviço de animadores para participantes com filhos, e colaboração de agrupamentos de escuteiros.

À semelhança da primeira edição, parte do valor da inscrição de cada participante (1,00€) reverterá para uma instituição de cariz social local.

A prova contemplará três percursos com distâncias diferentes, nomeadamente, Caminhada (numa componente mais lúdica), Trail Curto e Trail Longo, sendo este último de 38 quilómetros.

O kit de oferta e de apoio ao atleta será composto de um suplemento proteico, uma t-shirt, um voucher, um dorsal, uma caneta, alguns brindes de empresas da ilha e produtos gastronómicos típicos.

No fim da prova haverá convívio com uma refeição de churrasco ao ar livre, no qual será sorteado o voucher para 2023, como adiantado pelo JIV. O objetivo da organização foi fixar a realização do Trail Run no mês de abril, estando já agendada a edição de 2023 para o dia 29 de abril.

A Associação de Atletismo de São Miguel salientou a componente da saúde que está associada a estas provas em trilhos, sobretudo através da modalidade da Caminhada, que além da componente mais lúdica pretende sensibilizar para o combate à obesidade e ao sedentarismo.

Com o Trail Run Real Priolo, a Associação de Atletismo de São Miguel desenvolve anualmente três competições no Nordeste, que integram o calendário da Associação, sendo as outras duas de estrada.

AA/CMN