StartUp PDL combina infraestruturas e serviços de apoio especializado ao empreendedorismo e inovação

A StartUp PDL, instalada no Azores Parque é a valência da Câmara Municipal de Ponta Delgada que combina infraestruturas e serviços de apoio especializados ao empreendedorismo e inovação.

O novo espaço tem capacidade para instalar 20 novas empresas, embrionárias ou ainda em constituição (sendo 12 em cowork e 8 em gabinete) com uma ideia ou projeto de negócio inovador e altamente escalável, afirmando-se, assim, como um espaço de incubação e aceleração de negócios de base tecnológica e não só.

A StartUp PDL, que dispõe, além dos gabinetes e zona de cowork, de sala de reuniões e refeitório, está dotada de meios tecnológicos e recursos humanos qualificados prontos para ajudar as empresas a desenvolverem a suas ideias e projetos, inclusive a realização de Planos de Negócios e análise de incentivos.

Esta valência da autarquia de Ponta Delgada é um espaço de pontes entre as empresas e os ecossistemas regionais, nacionais e internacionais de inovação e investimento, que contribui para o esforço de consolidação de uma cultura empreendedora no concelho, com as múltiplas vantagens para o tecido empresarial, a economia, o emprego e a qualidade de vida dos cidadãos que daí decorre.

Além disso, é um meio de aproximação entre o tecido empresarial e o conhecimento e a investigação científica, como a Universidade dos Açores; entre instituições públicas e organizações privadas e associações da sociedade civil, num trabalho em rede que é a chave do sucesso no mundo dos negócios de hoje.

A StartUp PDL visa, entre outros objetivos, contribuir para a fixação de população ativa qualificada em Ponta Delgada; para a emergência de empresas inovadoras com elevado potencial de crescimento e para o desenvolvimento socioeconómico do concelho e da região.

AA/CMPD