Tardes náuticas com aulas gratuitas para toda a comunidade na Lagoa

As tardes náuticas, gratuitas e abertas a toda a comunidade, são a novidade do Projeto Náutica/0 para este ano. Esta iniciativa da Câmara Municipal de Lagoa, em parceira com a Escola Secundária de Lagoa e o Clube Náutico de Lagoa, tem por objetivo consolidar a aprendizagem para os alunos dos 7º e 8º anos e, ao mesmo tempo, chamar novos praticantes de vela, stand up paddle e canoagem.

Todas as quartas e sábados, as instalações do Clube Náutico terão as suas portas abertas, a toda a população, de todas as idades, para experienciarem atividades em contatos com o mar. De acordo com o presidente do Clube Náutico de Lagoa (CNL), Rui Dias, “estas atividades são de caráter gratuito e a instituição tem as suas instalações disponíveis a todos os que queiram experimentar as modalidades”.

O Clube Náutico tem vários monitores aptos a dar formação para quem quiser experimentar e praticar atividades aquáticas como vela, canoagem ou stand up paddle. Atualmente, o projeto chega a mais de 300 alunos, entre 17 turmas dos 7º e 8º anos.

A finalidade prioritária do Projeto Náutica/0 é motivar jovens em idade escolar para as práticas náuticas, integrando-as na disciplina de educação física do ensino regular. Mais do que formar jovens pretende-se, a médio e longo prazo, voltar uma comunidade para o mar, valorizando-o, respeitando-o e usufruindo de todas as suas potencialidades.

A 4ª edição do projeto é financiada pelo MAR2020, no âmbito da Execução das Estratégias de Desenvolvimento local de Base Comunitária, relativo à tipologia – Qualificação Escolar e profissional Relacionada com Meio Aquático.

AA/CML