Teatro Meridional cria espetáculo inspirado nos Açores

O Teatro Meridional, em coprodução com o Teatro Nacional D. Maria II e o Teatro Micaelense, criará um espetáculo inspirado no arquipélago dos Açores, como um todo, tendo a ilha de São Miguel como ponto referencial particular. Pretende-se refletir sobre a identidade cultural, múltipla e em construção, numa relação dialógica entre partes, reconhecendo a unidade do território na sua diversidade.

O processo de criação arranca com uma residência artística, que decorrerá de 2 e 5 de julho, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, e de 5 a 8 de julho, em Angra do Heroísmo. Este é um primeiro momento de investigação da equipa criativa, para alicerçar as bases artísticas do espetáculo, fomentando o conhecimento de todo o arquipélago.

Está prevista uma segunda residência artística em outubro, no Grupo Central, já com todos os envolvidos no ato da criação, promovendo o contato direto com a comunidade local.

A estreia absoluta do espetáculo será no Teatro Micaelense, em dezembro deste ano.

O espetáculo, intitulado ILHAS faz parte do Projeto Províncias, que o Teatro Meridional desenvolve desde 2003 e cuja base de referência parte do estudo e da residência artística dos criadores em diferentes regiões portuguesas, dando a conhecer e valorizando especificidades e manifestações variadas, promovendo as suas diferenças ao mesmo tempo que fomenta proximidades.

O Teatro Meridional é uma entidade financiada pela Direção-Geral das Artes / Governo de Portugal e apoiada pela Câmara Municipal de Lisboa.

AA/TM