Testagem massiva vai avançar nas escolas do Faial

O Governo Regional dos Açores vai desenvolver uma ação de testagem massiva dirigida aos alunos das escolas da ilha do Faial, à semelhança do que está já a ser realizado nas ilhas de São Miguel e da Terceira.

A informação foi avançada ao Presidente da Câmara Municipal da Horta, numa reunião realizada, a pedido do mesmo, com o Secretário Regional da Saúde e do Desporto.

Na reunião em apreço, Carlos Ferreira comunicou a Clélio Meneses a sua preocupação perante a evolução dos números da Covid-19 na ilha do Faial, embora tenha transmitido, também, a noção de que a evolução desses mesmos números resulta, em boa parte, da iniciativa de testagem massiva à população promovida pela Câmara Municipal da Horta, Unidade de Saúde da Ilha do Faial, Hospital da Horta e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários, nos dias 7 a 9 de janeiro.

Para o Presidente do Município da Horta “a iniciativa teve resultados muito positivos, pois permitiu detetar 47 casos positivos de Covid-19 e identificar contatos próximos que vieram também, em muitos casos, a dar resultado positivo, contribuindo desta forma para a prevenção da propagação do vírus”.

O autarca manifestou, ainda, ao Secretário Regional a sua preocupação com a população escolar face ao reinício das aulas, tendo recebido a confirmação, por parte do Secretário Regional da Saúde, que o Governo Regional vai avançar, até ao final da próxima semana, com a testagem para os alunos dos 1.º e 2.º ciclos dos estabelecimentos de ensino da ilha do Faial.

Clélio Meneses adiantou, também, que irá avançar a vacinação para as crianças da faixa etária entre os 5 e 12 anos, aguardando-se, apenas, que as vacinas necessárias para o efeito cheguem à Região a partir do dia 17 de janeiro.

AA/CMH