Tolerância de Ponto na segunda-feira do Santo Cristo na ilha de São Miguel

O Governo dos Açores vai conceder tolerância de ponto em 23 de maio aos serviços sediados em São Miguel e no dia 26 aos funcionários públicos de Ponta Delgada, devido às Festas do Santo Cristo.

No despacho publicado em Jornal Oficial, o executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM) evoca o “profundo significado para a população da ilha de São Miguel das festividades em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres”, uma “tradição secular”.

Também foi publicado em Jornal Oficial um apoio financeiro da vice-presidência do executivo, liderada pelo centrista Artur Lima, no valor de cinco mil euros, para a organização da Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América.

Depois de dois anos suspensas devido à pandemia de covid-19, as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres vão decorrer entre 20 e 26 de maio em Ponta Delgada.

As festividades do Senhor Santo Cristo dos Milagres, consideradas a segunda maior manifestação religiosa do país depois das peregrinações a Fátima, levam anualmente milhares de peregrinos de todo o mundo até à ilha de São Miguel, oriundos das nove ilhas dos Açores, do continente, assim como dos Estado Unidos da América e do Canadá.

Segundo os dados históricos disponíveis, a primeira procissão em honra do Santo Cristo dos Milagres teve lugar em Ponta Delgada, em 11 de abril de 1700, ano em que a ilha de São Miguel foi abalada por fortes sismos.

AA/IA