Tomada de posse do cargo de Diretor do CCA

Realizou-se a 07 de outubro, nas instalações do Depósito POL NATO de Ponta Delgada, a cerimónia de tomada de posse do cargo de Diretor do Centro de Comunicações dos Açores.

A cerimónia foi presidida pelo Comandante da Zona Marítima dos Açores, Comodoro Miguel Nuno Machado da Silva, entidade que deu posse ao Capitão-tenente Pedro Nuno Nero Luis em substituição do Capitão-tenente Luis Carlos do Vale Alves Velho, em funções desde setembro de 2019.

O Centro de Comunicações dos Açores é um centro de apoio às operações da Marinha que funciona na dependência do Comandante Naval, através do Comandante da Zona Marítima dos Açores, tendo como missão assegurar as comunicações entre os comandos e as forças e unidades em operação.

Esta unidade depende funcionalmente do Centro de Comunicações, de Dados e de Cifra da Marinha (CCDCM), constituindo-se como um centro alternativo deste no âmbito das comunicações rádio da Marinha.

O CCA tem uma guarnição de 20 militares e dispõe de infraestruturas de comunicações na ilha de São Miguel (Sede, Santana, Fajã de Cima, Sete Cidades, Pico Bartolomeu e Pico da Barrosa), em Santa Maria (Pico Alto), no Faial (Horta, Courelas e Cabeço Gordo), nas Flores (Albarnaz e Morro Alto) e na Terceira (Santa Bárbara).

AA/CZMA