Treino conjunto entre a Marinha e o Exército em Ponta Delgada

Realiza-se esta sexta-feira, dia 12 de novembro de 2021, no período compreendido entre as 09h00 e as 12h15 horas locais, um exercício conjunto entre a Marinha e o Exército, que visa treinar o embarque e desembarque de militares do Exército de um navio da Marinha, que será o NRP Setúbal, atualmente em missão na região.

Este treino, terá lugar no cais 12 de Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel, será coordenado pelo Comando da Zona Militar dos Açores. Para além da Marinha e do Exército, terá também a participação de meios da Autoridade Marítima Nacional, através da Capitania do Porto de Ponta Delgada.

O exercício FOCA tem por objetivo o treino de interoperabilidade entre a Marinha e o Exército, nomeadamente entre a unidade naval e o Regimento de Guarnição n.º 2, por forma a efetuar o adestramento e prontidão dos militares, em operações que envolvam o transporte por via marítima.

Este tipo de treino conjunto potencia o movimento de forças entre ilhas através do meio naval, em situações de crise ou catástrofe. 

AA/CZMA