Trilho da Lagoa das Furnas

Este trilho, localizado no Concelho da Povoação, ilha de São Miguel, tem uma extensão de 9.5km, com um nível de dificuldade fácil e uma duração de cerca de 3h00.

Prossiga pela esquerda da Lagoa das Furnas, pela calçada de pedra, contornando o perímetro da lagoa. Ao longo deste caminho irá passar pela Ermida de Nossa Senhora das Vitórias, uma construção gótica do séc. XIX, a Mata Jardim José do Canto e a Casa dos Barcos. Adiante encontra-se o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas e a área envolvente com diversas zonas de lazer, ruínas de antigos fornos para produção de carvão e ainda a maior araucaria classificada da Europa.

Siga o percurso ao longo da margem da lagoa, através de um caminho de terra plano, muito acessível, ao longo do qual é possível ver várias esculturas em madeira e siga até ao recinto das Caldeiras. Este local, devido à atividade geotermal, proporciona um dos cartazes turísticos da ilha onde é cozinhado o tradicional Cozido à Portuguesa com recurso ao calor interno do vulcão das Furnas.

Depois de apreciar este cenário, continue passando pelo cruzamento para o miradouro do Pico do Ferro, até chegar à estrada regional, onde deverá seguir à esquerda. Avance, com cautela, ao longo da estrada até chegar ao centro da freguesia, local onde termina o passeio. Aproveite para comer um milho cozido junto às caldeiras ou o típico Bolo Lêvedo das Furnas.

AA/CMP