Trilho do Sanguinho/ Salto do Prego

Este trilho, localizado no concelho da Povoação, ilha de São Miguel, tem uma extensão de 4.5km, com um nível de dificuldade médio e uma duração de cerca de 2h00.

Esta pequena rota circular no Faial da Terra tem início junto à paragem dos autocarros. Suba a rua de asfalto até à bifurcação, onde deverá continuar em frente por um caminho de terra, sempre ao longo da margem esquerda da ribeira. Ao longo do trilho a vegetação fica mais cerrada, com o Incenso e a Acácia como espécies predominantes.

Ao chegar a uma ponte sobre a ribeira, atravesse-a para a outra margem e suba onde deverá seguir à direita para o Salto do Prego. Siga a sinalética até chegar à cascata do Salto do Prego.

Neste ponto é possível explorar a base da cascata, bem como subir por um trilho até à parte superior da ribeira. Volte pelo mesmo caminho, seguindo à direita na segunda bifurcação, rumo à Aldeia do Sanguinho. Nesta antiga aldeia em recuperação, irá encontrar casas típicas, pequenas quintas agrícolas e vários exemplares de Sanguinho, planta endémica dos Açores que dá nome ao local.

Desça pelo caminho serpenteante em pedra de calçada, com cautela devido ao piso escorregadio e grau de inclinação elevado, até chegar à primeira bifurcação do percurso, junto à ribeira. Desça a rua até ao painel inicial, terminando o percurso.

Aproveite e explore esta freguesia, conhecida também por Presépio da Ilha!

AA/CMPovoação