Vacinação covid-19: avança administração das segundas doses em quatro ilhas

Após a conclusão em Santa Maria, a 2ª fase da “Operação Periferia”, de administração das segundas doses das vacinas contra a Covid-19, avança agora para as restantes ilhas sem hospital, decorrendo de 5 a 7 de julho nas Flores e em São Jorge, de 6 a 9 de julho na Graciosa e de 8 a 10 de julho no Pico. 

No terreno voltam a estar profissionais das respetivas Unidades de Saúde de Ilha e da Ordem dos Enfermeiros. À exceção das Flores, as restantes ilhas contarão com três enfermeiros da respetiva Ordem. Como na primeira fase, esta Operação contará ainda com o apoio de autarquias locais e outras colaborações de entidades públicas. 

Na ilha de Santa Maria estão já vacinadas 3.954 pessoas com ambas as doses, o que corresponde a 83,75 por cento da população. No conjunto das ilhas Flores, Graciosa, São Jorge e Pico, deverão ser administradas durante a próxima semana 5.497 segundas doses, decorrentes da “Operação Periferia”.

De acordo com o que foi já anunciado pela Autoridade de Saúde Regional, 14 dia após a conclusão do processo de vacinação nestas ilhas, as mesmas beneficiam de medidas especiais, correspondentes à imunização.

AA/ARS