Vários sismos sentidos em São Miguel esta tarde

Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), pelas 16:29 (hora local = hora UTC), deste domingo, dia 4 de julho, foi registado um evento com magnitude 3,6 (Richter) e epicentro a cerca de 7 km a SSE de Ribeira Quente, ilha de São Miguel.

De acordo com a informação o sismo foi sentido com intensidade máxima V (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Povoação, Nossa Senhora dos Remédios, Ribeira Quente e Furnas (concelho de Povoação, ilha de São Miguel).

O evento foi ainda sentido com as seguintes intensidades: ​IV/V nas freguesias de Ponta Garça, Ribeira Seca e São Miguel (concelho de Vila Franca do Campo); IV na freguesia de Faial da Terra (concelho de Povoação); IV nas freguesias de São Pedro e Água d’Alto (concelho de Vila Franca do Campo); III/IV nas freguesias de Nordeste, Achadinha e Salga (concelho de Nordeste); III/IV nas freguesias de Maia e São Brás (concelho de Ribeira Grande); III nas freguesias de São Roque, São Pedro, São Sebastião e Covoada (concelho de Ponta Delgada).

Já durante esta tarte outros eventos haviam sido registados e sentidos pela população. Pelas 14:59 (hora local = hora UTC), foi registado um evento com magnitude 2,6 (Richter) e epicentro a cerca de 11 km a S de Faial da Terra, ilha de São Miguel, sismo que foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Povoação (concelho de Povoação) e de Ponta Garça (concelho de Vila Franca do Campo).

Pelas 14:24 (hora local = hora UTC), foi registado um outro evento com magnitude 3,2 (Richter) e epicentro a cerca de 13 km a SSW de Faial da Terra, ilha de São Miguel, tendo sido sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Povoação, Nossa Senhora dos Remédios e Ribeira Quente (concelho de Povoação). O evento foi ainda sentido com intensidade III nas freguesias de Faial da Terra e Furnas (concelho da Povoação), e na freguesia de Ponta Garça (concelho de Vila Franca do Campo).

AA/CIVISA