Velas celebra o Dia de São Jorge – Feriado Municipal

A Vila de Velas comemorou a 23 de abril o seu Feriado Municipal, o “Dia Maior” do concelho em Honra do Padroeiro o Santo São Jorge.

Devido às circunstâncias atuais, relativas à pandemia, por via da Covid-19, as festividades não se realizaram no formato habitual, sendo que as estas, segundo a edilidade, em muito enaltecem as tradições e costumes de um povo com mais de 500 anos de história.

Este ano, e face à inexistência de casos positivos no concelho e na ilha, e criadas as condições de segurança, foi possível a realização da Missa Solene na Matriz de Velas, ao contrário do que aconteceu no passado ano em que,  depois de muitas décadas, não houve qualquer celebração.

No âmbito das comemorações, o Presidente do Município enalteceu a celebração deste dia, tendo deixado uma palavra de alento à população, para que “no próximo ano possamos celebrar o ‘Dia Maior’ do concelho com a elevação a que nos temos habituado durante os últimos anos”.

Luís Silveira deixou igualmente uma palavra de esperança aos emigrantes, lembrando que “estes são também parte integrante da nossa terra, e que muito têm promovido a nossa cultura e tradições além fronteiras, sendo os mesmos, e como sempre, bem muito vindos”.

De recordar que a missa foi presidida pelo Padre António Azevedo e concelebrada pelos Padres João Farias e Dinis Silveira. Os cânticos litúrgicos estiveram a cargo do Grupo Coral de Velas, com a participação de vários elementos de algumas freguesias do concelho, com o Organista António Pedroso e Direção Musical de Celso Furnas.

AA/CMV