Velas dinamiza arquivo histórico e biblioteca municipal

No âmbito do Plano de Atividades da Casa Museu Cunha da Silveira, na Vila de Velas, em São Jorge, foi desenvolvida a atividade “Dinamização do Arquivo Histórico e Biblioteca Municipal”, junto dos alunos do 3º ciclo, secundário e PROFIJ IV.

No Arquivo Histórico da Câmara Municipal – João Gabriel de Ávila, foi feita a contextualização do Arquivo e a sua importância na investigação e construção da Nossa História Local, tendo sido enfatizados os periódicos locais enquadrando-os no seu contexto social, periodicidade, acontecimentos importantes da nossa história, investigadores e publicações.

Em relação ao espaço da Biblioteca Municipal, foi dado enfoque à noção de açorianidade enquanto postura intelectual e criativa, onde se tentou demonstrar de que forma a insularidade, o isolamento e o ser ilhéu caraterizam os seus pensamentos e escritos e, consequentemente, a importância de tais obras na colmatação do nosso próprio isolamento.

Refere uma nota da autarquia que esta atividade teve por objetivo a sensibilização para a importância destas valências culturais do Município de Velas.

Deixe uma resposta