Velas e Watsonville em processo de geminação

Velas e Watsonville nos Estados Unidos da América passam a ser Cidades Irmãs após concluído o processo de geminação levado a cabo e aprovado por ambos os municípios.

Para o Presidente do Município de Velas, a geminação com esta cidade do Estado da Califórnia não deixa de ser de todo importante, tendo em conta o número considerável de emigrantes ali residentes, muitos deles açorianos e em particular jorgenses e velenses, alcançando-se assim uma proximidade com aqueles que um dia partiram da ilha e que a têm sempre no coração.

O edil lembra que são os emigrantes que levam consigo aquilo que são as tradições e a cultura deste povo com mais de 500 anos de história e que as mantêm bem vivas, levando o nome de Portugal e dos Açores além-fronteiras.

Luís Silveira entende que a proximidade com Watsonville poderá alavancar outras questões, “nomeadamente a vertente económica, por aquilo que é a riqueza que os açorianos souberam construir em países longe daqui mas que, com a sua sabedoria e essência, conseguiram criar raízes, levando os costumes e tradições e conseguiram fazer com que hoje sejam pessoas de sucesso e muito poderemos aprender com elas, o que poderá ser muito importante para a ilha e para a Região”.

O próximo passo desta geminação será o delinear de uma agenda e iniciar as atividades, assim como as visitas a Watsonville e Velas.

AA/CMV