Velas reabilita imóveis para futuro Centro de Artesanato

No âmbito da 2ª fase de reabilitação urbana da sede do concelho, o município de Velas, na ilha de São Jorge a proceder à recuperação de dois imóveis de traça arquitetónica ímpar. 

Os dois edifícios ligam-se entre si por via do seu logradouro, sendo um deles de construção total em pedra de tufo e o outro em parte, e situam-se no limite norte do centro histórico da vila. 

Após conclusão da obras, os edifícios em causa vão contemplar um Centro de Apoio ao Artesanato Local, onde se poderá comercializar o mesmo, bem como conceber este por artesãos que o queiram, permitindo ao turista aquando da compra possa visualizar a sua conceção.  

Outro dos espaços será um núcleo museológico, com dependência direta da “Casa Museu Cunha da Silveira”, e que conceberá uma casa típica da calasse média como local de visitação a integrar a rota turística “Vivências da Nossa Terra”. 

Para além dos espaços referidos contempla também uma zona para realização de show cooking, visando dar formação na conceção de produtos típicos locais bem como de inovação por via dos produtos endógenos como é o caso do Queijo São Jorge, culminando com momentos de degustação, inclusive para grupos turísticos organizados por operadores locais.

AA/CMV