Ventura destaca reconhecimento das ilhas Terceira e S. Jorge como oficialmente livres de Brucelose Bovina

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural congratulou-se com o estatuto das ilhas Terceira e São Jorge como regiões reconhecidas pela Comissão Europeia oficialmente indemnes de Brucelose Bovina.

O Regulamento de Execução (UE) 2021/1008, de 21 de junho, que altera o Regulamento de Execução (UE) 2021/620, acrescenta estas duas ilhas Açorianas à lista de regiões livres desta doença animal. 

“Este reconhecimento é um motivo de grande orgulho para a Região”, evidenciou o governante, acrescentando que resulta do “empenho e do trabalho de toda a fileira”, em particular dos produtores e das Autoridades Veterinárias Regionais. 

O Secretário Regional salientou também que a erradicação desta doença e o seu reconhecimento oficial constitui “uma oportunidade para a valorização dos bovinos e seus produtos nestas ilhas”, além de permitir maior facilidade no processo logístico da movimentação animal.

O mesmo diploma reconhece ainda todo o arquipélago dos Açores como indemne de alguns serótipos do vírus da Febre Catarral Ovina, vulgarmente reconhecido por vírus da Língua Azul.

AA/GRA