Vice-Presidência do Governo promove iniciativa “Planta esta Ideia”

A Vice-presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, promove a iniciativa “Planta esta Ideia”, que visa celebrar junto dos mais novos e da população em geral a diversidade cultural existente na Região, e despertar para a necessidade de combater o racismo, a xenofobia e as várias formas de violência discriminatória relacionadas com o preconceito e o ódio.

Integrado nas comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, e aliado ao Dia Mundial da Árvore, este projeto convidou os alunos do Primeiro ciclo do Ensino Básico dos Açores a decorarem uma árvore da sua escola com motivos alusivos à diversidade cultural e à luta contra a discriminação racial, utilizando a sua criatividade, os meios, formas e materiais à sua disposição.

O resultado deste desafio será exposto na página da Direção Regional das Comunidades no Facebook, no próximo domingo, dia em que se comemoram estas efemérides, através da publicação de um álbum de fotografias das várias árvores multiculturais decoradas pelos alunos.

O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 1966, assinalando-se a 21 de março, dia em que ocorreu, em 1960, o “Massacre de Sharpeville”, em Joanesburgo, África do Sul.

A efeméride tem como objetivo instar a comunidade internacional a redobrar esforços para eliminar quaisquer formas de discriminação racial, em prol de uma sociedade justa e solidária, combatendo, para o efeito, o racismo e a xenofobia.

Esta iniciativa vai ao encontro da premissa do Governo dos Açores no que respeita ao enaltecimento e reconhecimento da realidade atual da diversidade cultural existente na Região e da sua promoção na sociedade açoriana.

AA/GRA