Vice-Presidência do Governo promove visita virtual à coleção de memórias das comunidades Açorianas

A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores está a preparar a possibilidade informática de proporcionar uma visita virtual à Coleção de Memórias da Direção Regional das Comunidades (DRC) a partir de qualquer parte do mundo.

O novo projeto digital pretende valorizar historicamente e partilhar publicamente as centenas de ofertas institucionais que foram feitas ao Governo dos Açores durante as últimas décadas, pelas mais diversas instituições comunitárias, que integram o acervo histórico da DRC.

Esta iniciativa é anunciada no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e será implementada durante o próximo semestre, na sequência de uma parceria agora estabelecida entre as direções regionais das Comunidades e da Cultura.

A visita virtual vai permitir conhecer peças representativas de eventos realizados ou de instituições existentes nas comunidades açorianas, que foram oferecidas à Região por ocasião das visitas oficiais de responsáveis governamentais aos Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, Uruguai e Bermuda.

As peças encontram-se especialmente concentradas no polo da DRC da ilha do Faial e já estão a ser inventariadas e registadas por técnicos do Museu da Horta, para serem disponibilizadas no âmbito do futuro “Portal da Açorianidade” e da atual Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores, com sucessivas atualizações.

A Visita Virtual à Coleção de Memórias da Direção Regional das Comunidades integrará peças contemporâneas do exercício de funções dos sucessivos diretores regionais Alzira Silva (1996-2009), Rita Dias (2009-2010), Graça Castanho (2010-2012), Paulo Teves (2012-2020) e José Andrade (desde dezembro de 2020), sem esquecer o Gabinete de Emigração e Apoio às Comunidades Açorianas, sob a direção de Duarte Mendes, que funcionou entre 1976 e 1996.

AA/GRA