Vice-Presidente do Governo diz que Casa dos Açores na Madeira será inaugurada em agosto

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores anunciou que em agosto será instalada a Casa dos Açores na Madeira, um “motivo de orgulho” e de “aproximação” entre as duas regiões.

Artur Lima, que tutela a área das comunidades, falava na Assembleia Legislativa Regional, no âmbito do plenário a decorrer na cidade da Horta.

O governante elogiou ainda a implementação recente do Conselho da Diáspora Açoriana, declarando ter a certeza de que todos os eleitos “desenvolverão um trabalho muito profícuo em relação” aos emigrantes e “na sua aproximação” com os Açores.

Sobre este campo, o Vice-Presidente lembrou que a prioridade do XIII Governo Regional passa por alavancar uma política de “diplomacia económica” com estes cidadãos.

O Conselho da Diáspora Açoriana tomou posse no passado 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Para além dos 16 conselheiros em representação institucional, tomaram também posse os 19 conselheiros eleitos no passado dia 24 de maio, num processo eleitoral – “transparente e aberto”, vincou Artur Lima – que durou cinco dias e que foi realizado através da plataforma Açorianos no Mundo.

Com a cerimónia do dia 10 de junho foi dado o último passo para a constituição do Conselho da Diáspora Açoriana, órgão consultivo do Governo dos Açores, criado em 2019, que visa assegurar a participação, a colaboração e a auscultação de todos aqueles que pretendem contribuir para o projeto de desenvolvimento dos Açores.

AA/GRA