Vila do Porto participa na Bolsa de Turismo de Lisboa

O Município de Vila do Porto irá participar na Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorrerá de 16 a 20 de março, com um balcão no stand Açores, no pavilhão 1 da FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Para além de haver um compromisso já assumido no referindo stand, importa que Santa Maria esteja associada à marca “Açores”, já detentora de uma visibilidade internacional bastante elevada, no qual a ilha tem, obrigatoriamente, de beneficiar com mais enfoque.

“O desafio é demonstrarmos as especificidades dos nossos produtos”, sublinhou a Presidente da Câmara, dando como exemplo as particularidades do mergulho (com jamantas e tubarões baleia), os fósseis (já que Santa Maria é o único sítio na Europa com jazidas fósseis a céu aberto), os trilhos (com destaque para a Grande Rota) e o BTT (com implementação de um projeto pioneiro nos Açores de percursos cicláveis).

Neste âmbito, para todos aqueles que visitarem o espaço de Santa Maria, poderão usufruir de óculos de realidade virtual experimentando duas emoções muito particulares da ilha: uma ida ao fundo do mar com as jamantas e percursos em terra de BTT, neste caso, através de uma parceria com a Associação AZPEDAL. Evitando material em papel e promovendo uma maior digitalização dos conteúdos das próprias empresas de turismo da ilha em função do que o turista procura na atualidade, estarão alguns tablets com fotografias e vídeos da ilha, mas também informação dos agentes turísticos.

Essas mesmas informações constam numa pen que será disponibilizada a todos os visitantes – um brinde que funcionará, simultaneamente, como elemento de informação turística de Santa Maria. Não esquecendo os produtos gastronómicos, serão distribuídos alguns packs unidose com biscoito de orelha, cavaca e júlia; bolo colombo, mel e doce de meloa, dos nossos produtores locais que prontamente aceitaram o desafio de estarem no certame por via dos nossos sabores característicos. Estes produtos serão oferecidos no balcão do Município, mas também num kit de todas as ilhas organizado pela AMRAA – Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores. 

Bárbara Chaves destaca ainda a presença de alguns empresários do setor que estarão junto da equipa do Município a promover a ilha primeira dos Açores. “Reunimos algumas vezes com os empresários, fomos partilhando as nossas ideias e incorporando as suas sugestões, numa tentativa de potenciar novos visitantes, mas, essencialmente, de serem encetados contactos junto de agências, operadores de várias áreas do setor, estimulando o destino de Santa Maria”, reforçou.

Em termos de atividades, no dia 18 de março, pelas 19H00, haverá uma apresentação da Ilha de Santa Maria que contará com uma abertura da Presidente da Câmara, uma apresentação da empresa Mantamaria e uma apresentação do cartaz do Festival Santa Maria Blues 2022, que culminará com um showcase dos TABOO Blues Band, grupo que irá abrir o festival deste ano.

Para terminar, um momento Taste Azores dedicado aos produtos de Santa Maria que serão entregues junto de todos os visitantes do stand Açores.

De 16 a 20 de março, decorrerá o sorteio “Experiências na Ilha de Santa Maria” contando com 5 prémios, entre alojamentos e atividades turísticas. Podem participar no sorteio todos os que se dirigirem ao balcão do Município de Vila do Porto no referido período, preenchendo um cupão.

Os resultados serão divulgados numa apresentação a decorrer durante a tarde de dia 20 de março no stand Açores.

AA/CMVP