Vila Franca do Campo acolheu Jornada Internacional da Ordem do Caminho de Santiago e inaugurou tapete jubileu

O Concelho de Vila Franca do Campo recebeu, no dia 29 de outubro, uma Jornada Internacional da Ordem do Caminho de Santiago, que incluiu uma conferência em que participaram elementos da Ordem e do Movimento de Romeiros de São Miguel, bem como a inauguração de um tapete jubileu.

A conferência teve lugar no Centro Cultural de Vila Franca do Campo, com o Presidente da Asociación de Turoperadores de Galicia, Francisco Ares, a falar sobre o tema “O Caminho de Santiago, Caminho Cultural Europeu” e o Presidente do Movimento de Romeiros de Sâo Miguel, João Carlos Leite, a fazer a apresentação intitulada “Romeiros de São Miguel – Peregrinos da Ilha para a humanidade”.

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues, frisou o orgulho do Concelho em receber a Ordem do Caminho de Santiago, que partilha, com os Romeiros de São Miguel, a espiritualidade das respetivas caminhadas e lembrou que, ao longo deste e do próximo ano, haverá uma grande manifestação da origem das romarias, com o assinalar dos 500 anos da Subversão de Vila Franca do Campo.

A Comendadora da Ordem nos Açores, Fátima Quiroga, frisou a ligação existente, há muitos anos, e que se concretiza cada vez mais, em Vila Franca do Campo, entre os peregrinos do Caminho de Santiago e os romeiros de São Miguel.

Já o Chanceler da Ordem do Caminho de Santiago, Alejandro Rubín, observou que Vila Franca do Campo é uma de mais de 280 localidades, de 30 países, a inaugurar um tapete jubileu, de forma a assinalar o corrente Ano Jubileu.

No final da conferência, o Município de Vila Franca do Campo e o Movimento dos Romeiros de São Miguel foram distinguidos com uma medalha comemorativa e diploma, enquanto o senhor Eduardo Machado foi distinguido com a medalha e diploma de “Peregrino Jacobeo”.

A concluir a jornada, teve lugar a inauguração e bendição do tapete jubileu, no Largo do Município.

AA/CMVFC