Vila Franca do Campo classificado no Top 20 nacional do Ranking da Água 2021

O Município de Vila Franca do Campo foi classificado no Top 20 nacional do Ranking da Água 2021 da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

Os serviços básicos como o abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos e urbanos, são serviços essenciais à Vida e o acesso a eles, quando não é livre, deve ser enquadrado de forma justa.

A falta de equidade nos tarifários dos serviços básicos obriga a que a maioria das famílias pague mais à medida que vai tendo filhos ou à medida que o seu agregado familiar aumenta ao cuidar de pais ou avós. A falta de equidade também se verifica consoante o local em que as famílias vivem: famílias dentro do mesmo distrito podem, por exemplo, pagar até 14 vezes mais na tarifa fixa do serviço de abastecimento de água.

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) estuda, desde 2015, o problema da falta de equidade associada aos tarifários dos serviços básicos, em Portugal. O principal objetivo é que nestes serviços o preço por pessoa seja igual, ou muito próximo, independentemente da dimensão da família e da sua localização geográfica.

Neste sentido, o município Vila-franquense posiciona-se no 17.º lugar do Ranking a nível nacional e no 3.º lugar entre os 19 municípios da Região Autónoma dos Açores.

Esta classificação constitui uma prova dos esforços da autarquia para disponibilizar tarifários equitativos aos seus munícipes, nomeadamente aqueles que integram famílias de maiores dimensões.

Os resultados completos podem ser consultados aqui.

AA/CMVFC